Results for 'Arménio Alberto Rodrigues da Roda'

989 found
Order:
  1.  6
    A positivação do Ubuntu como um princípio jurídico e político-constitucional da África.Arménio Alberto Rodrigues da Roda - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240072.
    The term Ubuntu is often presented as a mere ontological, philosophical African worldview. However, the aim of this article is to equate Ubuntu philosophy with a category of open legal principles of a constitutional nature, which, although they are not formally enshrined in the written constitutions of southern African countries that share the Bantu culture, have a normative deontic character. Therefore, it is worth emphasising that this category of thought is socially present as a norm of practical reason, from which (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  39
    Does overlap mean relevance?João Ferreira, Alberto Rodrigues Da Silva & José Delgado - 2004 - Tópicos 451:500.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    A interação homem-máquina na psicoterapia.Sérgio Alberto Nascimento Melo Junior, Caio Leite de Aguiar, Larissa Kalyne Silva da Cunha & Jean Carlos Rodrigues Brustolin - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:335-347.
    A implementação de tecnologias móveis de informação e comunicação no suporte à Saúde Mental tem atraído a atenção das autoridades. Com a ascensão das Inteligências Artificiais, esse movimento pode ser impulsionado de maneira exponencial. Nesse cenário, esta revisão tem como objetivos verificar a aplicabilidade das Inteligências Artificiais (IAs) na Saúde Mental e analisar os aspectos que favorecem a relação entre IAs e usuários. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, no período (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Apresentação.Luis Alberto De Boni - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):310.
    No Brasil, ao contrário de outros países, o número de estudiosos da Filosofia Medieval, como aliás também da Filosofia Antiga, é relativamente pequeno. Os medievalistas tomaram consciência dos problemas que enfrentavam, quando se reuniram pela primeira vez, em Brasília, no ano de 1982. Daquele primeiro Encontro surgiu um livro dedicado especialmente ao tema Filosofia Medieval. De lá em diante, reuniões periódicas, ou ocasiões especiais, permitiram que outros textos sobre o mesmo assunto fossem publicados. Criou-se também a Comissão Brasileira de Filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Nature, technology and the sacred: dialogue with bronislaw szerszynski.Anne Kull, Eduardo Rodrigues da Cruz, Michael W. Delashmutt & Bronislaw Szerszynski - 2006 - Zygon 41 (4):785-823.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  6.  37
    It Started with Galileo.Eduardo Rodrigues da Cruz - 2007 - Zygon 42 (3):591-594.
  7.  6
    Artistas e psicánalise.Gabriel Rodrigues da Silva & Silvana Colombo de Almeida - 2023 - Controvérsia 19 (3):143-147.
    Trata-se de uma tradução do texto Künstler und Psychoanalyse de Hermann Hesse, incluso no Almanach der Psychoanalyse, que foi publicado pela Internationaler Psychoanalytischer Verlag de Wien em 1926.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Experiências de “Escola[s]” que educam a inf'ncia em comunidade quilombola na Amazônia Paraense.Ellen Rodrigues da Silva Miranda & Doriedson do Socorro Rodrigues - 2020 - Odeere 5 (9):82-108.
    O texto apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado sobre educação quilombola e busca responder como a “escola” presentes na comunidade quilombola Tambaí-Açu, Mocajuba/PA, educam as crianças entre as reproduções ampliadas da vida e as reproduções ampliadas do capital. Trata-se de investigação qualitativa, como base no materialismo histórico-dialético, com dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, analisadas em articulação com revisão de literatura científica. Ao se fazer análise de conteúdo, compreendeu-se que, embora haja diversas formas de saberes nos chãos e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Science as Salvation: A Modern Myth and Its Meaning by Mary Midgley.E. Rodrigues da Cruz - 1995 - Zygon 30:333-333.
  10.  13
    O protagonismo das mulheres pastoras a partir do feminismo descolonial: um estudo sobre como se organizam a liderança e o poder nas igrejas fundadas e lideradas por mulheres.Graziela Rodrigues da Silva Chantal - forthcoming - Horizonte:868.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Educação e Formação Do Espírito Burguês: Um Retrato Do Papel da Escola Na Manutenção Do Sistema Capitalista.Diego Silva Rodrigues da Costa & José Mateus Bido - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):218-233.
    Este artigo tem como objetivo apresentar as bases nacionais que constituem a formação do homem burguês e a estruturação do processo educacional que se inicia a partir do século XVII, culminando no florescimento da escola pública na França no século XIX, estendendo-se paulatinamente no Brasil no século XX. O artigo tem como problema investigar se o modelo formativo estruturado na sociedade brasileira contemporaneamente envolve a formação integral do cidadão ou apenas o seu ajustamento à dinâmica social. Face às condições histórico-sociais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Inferência da melhor explicação: Peter Lipton e o debate realismo/anti-realismo.Marcos Rodrigues da Silva - 2010 - Princípios 17 (27):303-312.
    Apresentaçáo da traduçáo do artigo der Peter Lipton: "Is the Best Good Enough?" (publicado em 1993 no Proceedings of the Aristotelian Society , vol. XCIII, parte 2, pp. 89-104).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Inferência da Melhor Explicação e o Problema Do Direcionamento Axiológico.Marcos Rodrigues da Silva - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (152):535-552.
    ABSTRACT The argument of inference to the best explanation sets up that, given a phenomenon to be explained, several rival hypotheses race to provide an explanation and the hypothesis that explains the phenomenon better than its rival gives good reasons for the belief in its truth and, therefore, for the acceptance of such hypothesis. The argument supposes that these rival hypotheses share the same phenomenon to be explained. In this paper it is argued that, in a few scientific episodes, scientists (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Direitos humanos: da uniformidade da espécie à universalidade do direito.Moisés Rodrigues da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):132-147.
    Este artigo pretende abordar, por um viés filosófico, o problema dos Direitos Humanos enunciados em Declarações dos séculos XVIII e XX. A questão de fundo consiste nos Direitos do Homem a partir do “ideal de humanidade” ou “dignidade humana” considerando duas ideias: 1) o paradoxo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a noção de que só se sente um “humano” com direitos garantidos alguém que se vê contemplado no bojo jurídico de uma nação. 2) A humanidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  46
    Simão José da Luz Soriano and the Moderate Liberalism (1858-1860).Júlio Rodrigues da Silva - 2006 - Cultura:151-175.
    Simão José da Luz Soriano (1802-1891) é principalmente conhecido pelos livros que escreveu sobre a guerra civil de 1828-1834 e a implantação do liberalismo em Portugal. As reflexões po­líticas realizadas em 1858 e em 1860 revelam-nos uma outra faceta da sua obra: a crítica apai­xonada dos erros do regime constitucional. Contudo, as suas observações só podem ser enten­didas se forem relacionadas com o liberalismo moderado da segunda metade do século XIX. O presente artigo pretende fazer a análise da relação entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  27
    As controvérsias a respeito da participação de Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice.Marcos Rodrigues da Silva - 2010 - Scientiae Studia 8 (1):69-92.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  17
    A distinção entre abdução e inferência da melhor explicação: a abordagem de Daniel Campos.Marcos Rodrigues da Silva & Gabriel Chiarotti Sardi - 2021 - Cognitio 21 (2):321-334.
    Este artigo pretende oferecer uma apresentação e análise do artigo “On the distinction between Peirce’s abduction and Lipton’s Inference to the best explanation”, de Daniel Campos. Apresentamos uma reconstrução da argumentação de Campos a favor da distinção entre abdução e inferência da melhor explicação, enfatizando a interpretação de Campos sobre inferência da melhor explicação na perspectiva de Peter Lipton. Em contraposição a Campos, que defende uma distinção parcial entre abdução e a inferência da melhor explicação, neste artigo sugerimos uma distinção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Paul Thagard e a inferência da melhor explicação.Marcos Rodrigues da Silva - 2017 - Cognitio 18 (1):125.
    Este artigo pretende oferecer uma apresentação à tradução para o português de “Inference to the Best Explanation: Criteria for Theory Choice”, de Paul Thagard. Neste artigo, Thagard assume a importância epistemológica do argumento da inferência da melhor explicação e postula três critérios para a escolha de teorias científicas: consiliência, simplicidade e analogia. Nesta apresentação desse artigo fundamental para o desenvolvimento da inferência da melhor explicação, reconstruímos, na primeira seção, a concepção de Thagard. Em seguida, na segunda seção, sugerimos algumas discussões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Paulo Freire em debate.Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira, Marcelo Sabbatini & Rita Ribeiro Voss (eds.) - 2013 - Recife: Editora Universitária UFPE.
    Aspectos biográficos -- Aspectos epistemológicos e conceituais -- Diálogos com outros autores -- Aplicação da pedagogia freireana.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    A ontologização da lógica em Hegel como critica à critica kantiana à ontologia clássica.Regenaldo Rodrigues da Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):845-868.
    Durante aproximadamente vinte séculos o que se entendia predominantemente como ciência era a ontologia clássica, entretanto, a partir da modernidade ela começou a perder o status de cientificidade e foi a filosofia crítica de Kant que de forma radical apontou para a sua impossibilidade enquanto ciência. Hegel, porém, acha que a ciência só é verdadeiramente efetiva enquanto ontologia, de modo que ele toma como tarefa de sua filosofia o resgate da ontologia enquanto ciência. Neste horizonte, Hegel através da ontologização da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função de julgar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Apresentação: Paul Thagard e a revolução quí­mica de Lavoisier.Marcos Rodrigues da Silva & Miriam Giro - 2007 - Princípios 14 (22):261-263.
    Apresentaçáo da traduçáo do artigo de Paul Thagard.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Introdução ao conceito de vontade geral.Moisés Rodrigues da Silva - 2011 - Princípios 18 (30):211-231.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} Vontade Geral é um conceito fundamental da teoria política de Jean-Jacques Rousseau. A intençáo deste artigo é mostrar alguns atributos dessa vontade; apontar sua importância nas idéias rousseaunianas de Soberania e Lei; apresentar como ela é identificada e promovida e como ela se impõe na sociedade pós-pacto garantindo a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Jonh Locke e o realismo cientí­fico.Marcos Rodrigues da Silva - 2007 - Princípios 14 (21):55-65.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Este artigo tem por objetivo discutir a inserçáo de John Locke na filosofia do realismo científico no que diz respeito ao debate realismo/empirismo. Para atingir este objetivo apresentarei a hipótese de Maurice Mande lbaum de que, com relaçáo ao problema da explicaçáo científica, Locke parece estar alinhado com os realistas. Para discutir esta hipótese, procurarei oferecer uma caracterizaçáo de empirismo que seja apropriada para o debate realismo/empirismo – caracterizaçáo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    O Pensamento político de Cunha Leal nos anos 1960.Júlio Rodrigues da Silva - 2017 - Cultura:313-328.
    O pensamento político de Francisco Pinto da Cunha Leal (1880-1970) sofreu uma constante evolução ao longo da sua vida pública. A emergência do Estado Novo, nos anos 30 e 40 do século XX, tornou-o num oposicionista, levando-o a denunciar as suas violências e a desconstruir os seus mitos numa intransigente defesa da democracia. Nos inícios dos anos 60, confrontado com as novas realidades políticas, nascidas da Guerra Fria (1947-1991) e da crise do sistema colonial português (1961), aproveitando a relativa tolerância (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Socioconstrutivismo: críticas e respostas.Marcos Rodrigues da Silva - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):163-178.
    Resumo: O artigo apresenta e discute quatro objeções que têm sido direcionadas ao socioconstrutivismo, enquanto concepção de ciência: i) sua impossibilidade teórica; ii) sua implausibilidade teórica; iii) sua irrelevância; iv) sua indesejabilidade. O artigo sustenta a inadequação das quatro objeções, sugere a importância do socioconstrutivismo, mas defende que essa posição não é nem a única nem a melhor, para nossa compreensão da ciência, porém, apenas mais uma, dentre tantas contribuições filosóficas para essa compreensão. ABSTRACT: This paper introduces and discusses four (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    A melhor explicação: critérios para a escolha de teorias.Marcos Rodrigues da Silva - 2017 - Cognitio 18 (1):145.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    Critique of Psychoanalytic Concepts and Theories.Marcos Rodrigues da Silva, Marina Pereira Figueiredo & Sarah Zuliani - 2011 - Natureza Humana 13:132-143.
  29.  10
    Comentário: O realismo epistêmico em Imre Lakatos.Marcos Rodrigues da Silva - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):73-76.
    Resumen Un diagnóstico más que difundido acerca de la obra de Lakatos señala que su proyecto soslayó por completo la cuestión de la verdad como parte central del análisis del conocimiento científico. En una línea semejante, Hacking afirma que Lakatos encontró en la metodología un sustituto para la verdad. Incluso quienes descreen de estas interpretaciones acuerdan respecto de que Lakatos falla en dar cuenta de la relación entre el desarrollo del conocimiento y el aumento de la verosimilitud. En el presente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  28
    Hume e o argumento do desígnio.Marcos Rodrigues da Silva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113):115-130.
  31.  18
    Hume e o argumento do desígnio.Marcos Rodrigues da Silva - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (113).
  32.  67
    Instrumentalism and scientific explanation in Berkeley s De motu.Marcos Rodrigues da Silva - 2006 - Scientiae Studia 4 (1):101-114.
  33.  20
    Skinner e uma crítica a Freud: apresentação e considerações.Marcos Rodrigues da Silva & Lucas Roberto Pedrão Paulino - 2011 - Natureza Humana 13 (2):144-155.
  34.  3
    Arte Médica, Tratamento e Direito de Morrer conforme Hans Jonas/Medical art, Treatment and Right to die in Hans Jonas.Regenaldo Rodrigues da Costa - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):285.
    Para Jonas aparece como a fonte de todos os outros direitos, entretanto, ele não deve ser pensado separadamente do, de modo que não se pode falar da obrigação do médico em relação ao sem, ao mesmo tempo, se falar do. Assim sendo, essa relação necessária dos dois direitos, e, deve nortear a tarefa da arte médica, seus direitos e deveres, e, consequentemente, nortear a possibilidade de interrupção de um tratamento que mantém a vida em condições deploráveis e irreversíveis. Summary: For (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Os Militares e a Guerra Fria no Brasil.Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha - 2018 - Dialogos 22 (1):176.
    O presente artigo procura resgatar um dos períodos mais intensos e menos estudados da Guerra Fria no Brasil, quando duas correntes militares antípodas política e ideológicas atuaram na perspectiva de influenciar através de suas entidades de classe um projeto de nação. Entretanto, essa reflexão tem por foco, os militares nacionalistas e de esquerda, oficiais e praças das forças armadas cuja intervenção foi bem sucedida ao final, com a vitória da Tese do Monopólio Estatal do Petróleo e não intervenção brasileira no (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Instrumentos de Pesquisa Nos Arquivos.Thaís Rodrigues de Freitas & Eliezer Pires da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):246-257.
    Os instrumentos de pesquisa nos arquivos são ferramentas utilizadas para facilitar o acesso e a localização de documentos em acervos arquivísticos. Eles são criados com base na organização e na descrição realizadas pelos profissionais de arquivo, permitindo que os usuários possam realizar pesquisas com mais facilidade. Neste artigo estão apresentadas articulações conceituais no âmbito do processamento técnico dos arquivos, com base na revisão de literatura. Esses instrumentos de pesquisa são importantes para o acesso e uso desses documentos pela sociedade em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  25
    O abade Frutuoso e a virgem Benedita: um exercício de comparação diacrônica.Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva & Leila Rodrigues da Silva - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):57.
    Este artigo discute aspectos da vida religiosa feminina medieval, comparando a Vita Sancti Frutuosi, redigida em latim no século VII, e a versão deste texto em português arcaico, contida no Flos Sanctorum da UNB, transmitido por um único manuscrito datado do século XIV. Nosso objetivo é, a partir da análise dos trechos que relatam a relação de Frutuoso com a monja Benedita, identificar e discutir as semelhanças e particularidades entre as narrativas. A despeito de apresentarem a mesma trama, a VSF (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  39
    The United States in Count Lavradio’s Memories.Júlio Joaquim da Costa Rodrigues da Silva - 2008 - Cultura:11-30.
    O presente artigo analisa a visão dos Estados Unidos da América por D. Francisco d’Assis Almeida Portugal (1796-1870), ao longo do século XIX. Diplomata, ministro e parlamentar da monarquia constitucional portuguesa, foi um arguto observador da evolução da política externa da república americana no relativo à América Central, África Ocidental e Europa. D. Francisco d’Assis Almeida Portugal dedicou especial atenção à escravatura, ao federalismo e à guerra civil americana (1861-1865). Nas suas reflexões não acredita na viabilidade dos EUA, considerando-o um (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    A inter-relação estrutural entre alguns livros da Metafísica.Fernando Augusto da Rocha Rodrigues - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):501-520.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  42
    Definability and Invariance.A. A. M. Rodrigues & N. C. A. da Costa - 2007 - Studia Logica 86 (1):1-30.
    In his thesis 'Para uma Teoria Geral dos Homomorfismos' (1944) the Portuguese mathematician José Sebastião e Silva constructed an abstract or generalized Galois theory, that is intimately linked to F. Klein’s Erlangen Program and that foreshadows some notions and results of today’s model theory; an analogous theory was independently worked out by M. Krasner in 1938. In this paper, we present a version of the theory making use of tools which were not at Silva’s disposal. At the same time, we (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  41.  15
    TEAMSTER: Model-based reinforcement learning for ad hoc teamwork.João G. Ribeiro, Gonçalo Rodrigues, Alberto Sardinha & Francisco S. Melo - 2023 - Artificial Intelligence 324 (C):104013.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Cognitive Health and Differential Cortical Functioning in Dissociative Trance: An Explorative Study About Mediumship.Karleth Costa Spindola-Rodrigues, Renandro de Carvalho Reis, Caio Macedo de Carvalho, Socorro D’Paula Nayh Leite Loiola de Siqueira, Antonio Vitor da Rocha Neto & Kelson James Almeida - 2022 - Frontiers in Psychology 13:874720.
    AimTo evaluate the cognitive functioning of subjects practicing trance mediumship in Brazil.MethodThe study was based on the measurement of cognitive functions of 19 spirits mediums through neuropsychological tests such as the Brief Cognitive Screening Battery, the Verbal Fluency Test, the digit span test, the cube test, the five digit test and an evaluation of mental health through scales such as the Beck Depression Inventory, the Self-Report Questionnaire, and the Trauma History Questionnaire. The sample included the participation of spirit mediums divided (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  96
    Definability and Invariance.N. C. A. da Costa & A. A. M. Rodrigues - 2007 - Studia Logica 86 (1):1-30.
    In his thesis Para uma Teoria Geral dos Homomorfismos (1944), the Portuguese mathematician José Sebastião e Silva constructed an abstract or generalized Galois theory, that is intimately linked to F. Klein’s Erlangen Program and that foreshadows some notions and results of today’s model theory; an analogous theory was independently worked out by M. Krasner in 1938. In this paper, we present a version of the theory making use of tools which were not at Silva’s disposal. At the same time, we (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  44.  11
    A Doutrina da Essência Como Esfera de Mediação.Gabriel Rodrigues da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):167-181.
    O objetivo do artigo é apresentar e analisar o que é a Doutrina da Essência. Por que a essência é a esfera de mediação entre a lógica objetiva e a lógica subjetiva, e sendo a própria essência incluída na lógica objetiva? Essa é a questão que nos guia. Para isso, é claro, será necessário expor de modo geral o significado de cada um dos momentos da lógica de Hegel e como eles se relacionam. Ou seja, o que são e como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaç'o humana.Marli Teresinha Silva da Silveira, Raísla Girardi Rodrigues & Angelo Vitorio Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):819-852.
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    A essência e finalidade da educação cristã Patrística.Levi Leonido Fernandes da Silva, João Rodrigues & Elsa Morgado - 2023 - Horizonte 21 (64):206211-206211.
    Nesta investigação pretendemos captar o papel que a pregação cristã desempenhou, ao longo do período da patrística, na difusão do Evangelho. Na continuidade da evangelização levada a cabo pelos Apóstolos, os Padres da Igreja assumiram a herança do imperativo missionário, dado por Cristo: o catecumenato se cristaliza como instituição eclesial na Igreja do séc. III (_Katecumenoi_ no oriente, e _audientes_ no ocidente), mas recebe a herança de um processo de evangelização cujas raízes se estendem não só à missão levada a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A Construção Das Noções De Espaço E Tempo Nas Crianças Da Educação Infantil.João Alberto da Silva & Júnior Saccon Frezza - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):45-53.
    O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Uma avaliação crítica da implausibilidade teórica do socioconstrutivismo.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-10.
    Apesar de o socioconstrutivismo defender que tanto os critérios epistemológicos quanto os fatores sociocomunitários devem ser levados em consideração na explicação de uma realização científica, os críticos desta concepção insistem na ideia de que os socioconstrutivistas atribuem um papel exclusivo aos fatores sociocomunitários e com isso os fatos científicos deixam de ser uma representação da natureza e se tornam uma mera construção social. O objetivo deste artigo é argumentar, por meio de uma discussão do conceito de construção para os socioconstrutivistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  39
    Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas (Afro (or Black) Liberation Theology: balance and perspectives).Marcos Rodrigues da Silva - 2013 - Horizonte 11 (32):1769-1776.
    KOINONIA/ASETT MINGA/MUTIRÃO DE REVISTAS DE TEOLOGIA LATINO-AMERICANAS Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas (Afro - or Black - Liberation Theology: balance and perspectives).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Introdução à problemática da fundamentação ético-política na era da ciência segundo a filosofia pragmático-transcendental de Karl-oito Apel.Regenaldo Rodrigues Da Costa - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):401-415.
    A situação atual do ser humano é deuma crise global na qual as ameaças de guerranuclear, de desastre ecológico e de colapsoeconômico apontam para o extermínio da biosferahumana. A racionalidade técnico-cientifica tornoupossível esta situação de crise, entretanto, elaprópria torna impossível a fundamentação racionalde uma ética que nos leve, em face do perigocomum, a assumir coletivamente a responsabilidade.Apel, porém, contesta a racionalidadetécnico-científica e defende a fundamentaçãoracional, intersubjetiva, de uma necessária orientaçãoético-politica capaz de lidar com os grandesdesafios que põem em risco a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 989